20 janeiro 2008

Percurso Profissional

Aos 14 anos, comecei a trabalhar numa empresa têxtil, que produzia felpos. Passei por vários sectores, onde progredi profissionalmente.

· 1987 Armazém de embalagens

Foi trabalhar para o armazém de embalagens, tinha a função de empacotadora, mas depressa passei para a preparação das encomendas, isto é:
Organizar e fazer as etiquetas que eram necessárias, as quantidades por saco/caixa.

· 1990 Recepcionista / Telefonista

Era a primeira pessoa com quem falavam, os clientes, fornecedores, empregados e todas as pessoas quando vinham ao escritório. Tinha necessariamente que ser simpática, era a imagem da empresa que estava em questão.
Recebia, enviava e distribuía os telefaxes, telex e tirava fotocópias. Conforme o pessoal Administrativo foi ganhado confiança no meu trabalho, foram-me atribuídas outras tarefas tais como:

Elabora pequenas cartas/fax
Conferência de conta
Organizar arquivos
Passar requisições de encomendas

· 1991 Armazém Geral / Gestão de Stocks

Controlava, analisava e lançava informaticamente as entradas e saídas das mercadorias do armazém geral, para poder obter uma informação de gestão de stocks diária. A responsabilidade era grande, porque o sector de compras dependia dessa informação.

· 1993 Aprovisionamentos/Sector de Compras

Consultava, contactava e negociava preços, condições e prazo de entrega com os fornecedores. Todas essas consultas por sua vez erram analisadas, assinadas pelo Sr. Director de compras, e depois, de aprovadas, tinha que elaborar as requisições para os fornecedores. Os códigos dos artigos, eram abertos no aprovisionamento conforme a necessidade do armazém geral.




· 1995 Aprovisionamentos/Sector de Compras/Contabilidade

A Administração resolveu informatizar toda a empresa, os códigos dos artigos das mercadorias que tinha criado, passaram a fazer o movimento por descarga automática na contabilidade, mas uma vez, foi me dada a oportunidade de fazer esse trabalho.
Como tinha conhecimentos contabilísticos veio facilitar a vida. Juntamente com os técnicos de Informática foi necessário alterar todos os códigos para ficar com uma lógica de fácil interpretação, porque os códigos iriam passar por todos os sectores.

· 2002 Contabilidade / Facturação Mercado Interno e Externo

Mas uma vez tive que me adaptar a reestruturação da empresa, para além da contabilidade foi necessária dar apoio a facturação, que requer muita responsabilidade, principalmente a elaboração da documentação dos países terceiros como por exemplo: Single Country, Packing-list a lista para os transitários, as declarações para a alfândega, etc…

· 2006 Administrativa

Todas as minhas experiências profissionais são necessárias nesta empresa. Desde, lançamentos contabilísticos, facturação, comercial, atendimento e negociação com os clientes, fornecedores, fazer as compras dos acessórios e das mercadorias, controlar a gestão de stocks, despachar o correio, até mesmo ir ao banco. Porque sou sozinha na parte administrativa e graças a minha prática, desempenho e experiência profissional é que consigo desempenhar todas estas funções. Talvez seja o trabalho mais interessante que tenha feito até hoje.

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